INFO
Conhecendo a Cia...
A Cia Etra foi fundada em 2001 da união dos artistas Ariadne Fernandes e Edvan Monteiro Jandé Kodo logo após se formarem no Colégio de Dança do Ceará em Fortaleza, onde viveram por uma década. Desde o início, a Cia explorou diversas linguagens artísticas, sustentada por uma profunda pesquisa teórica e prática. Durante sua permanência no Ceará a Cia foi contemplada oito vezes em editais de Fomento a Dança concedidos tanto pelo Governo do Estado quanto pela prefeitura de Fortaleza. Em 2009 a Cia Etra mudou-se para o Estado de São Paulo iniciando uma nova etapa em sua trajetória. Desde então, conquistou uma carreira sólida e tornou-se uma das principais referências no cenário artístico do Brasil.
Ariadne Fernandes natural da cidade de Santos/SP, bacharela em artes visuais atua também como bailarina, artista têxtil, mestre em prática chinesas, performer, produtora cultural e diretora da Cia Etra. Edvan Monteiro Jandé Kodo é indígena do povo Potyguara nascido em Fortaleza/CE, artista multilinguagem e autodidata também diretor da Cia Etra, exerce funções como bailarino, performer, dramaturgista, professor de dança, coreógrafo, fotógrafo, videomaker, editor, cenógrafo e com práticas ancestrais.
Ao longo de sua carreira artística no Estado de São Paulo seus projetos conquistaram diversos prêmios e apoios, incluindo Prêmio Klauss Vianna de dança da Funarte (2009, 2023), Funarte Retomada 2023, ProAC Lab 21 prêmio pela conjunto de sua obra e I Prêmio Denilto Gomes de melhor espetáculo para Balões vermelhos (2013). Em mais de 20 anos, a Cia criou uma vasta produção de espetáculos, performances, videodanças, festivais de videodança e instalações performáticas.
Além de sua produção artística a Cia estabeleceu uma longa parceria de pouco mais de 20 anos com o Sesc SP participando de inúmeras temporadas de apresentações em várias unidades dos Sescs de todo o Estado de SP e colaborando com outros artistas. A Cia também participou de 12 edições da Bienal Internacional de Dança do Ceará, 6 edições da Bienal Sesc de Dança, Temporada no Itaú Cultural, esteve presente na Virada Cultural desde 2014 e outras inúmeras participações em Mostras, Bienais, Festivais de Teatro e Dança, além de ministrarem diversas residências artísticas, oficinas e cursos em todo o Brasil.